sábado, 10 de outubro de 2015

Escalas e notas!#1

 
Eae galera tudo bem?Espero que sim.. porque hoje eu, Matheus irei falar sobre as escalas músicais e darei uma introdução de como ler as partituras nesse série que estou começando hoje!


Nas figuras acima temos representações de três partituras que mais a frente as citarei para poder explicar-los melhor.A escala é como as vogais, por exemplo,tem uma ordem à se seguir (Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Sí).
Na figura 1 temos uma escala ascedente de Dó, para você entender isso primeiro precisa entender que a clave de Sol só existe na segunda linha, ou seja, só existe um modelo no qual o Sol está na segunda linha.Existe três claves:A clave de Dó, clave de Fà e a clave de Dó.
As claves mais utilizadas é a clave de Sol e a clave de Fá.
A clave de Fá é escrita na 3 e 4 linha, essa clave é representa da na 3 imagem, para saber em qual linha está basta olhar em qual linha está situado as duas bolinhas da clave (a clave de Dó segue o mesmo exemplo que a de Fá a única diferença e que vai ser um B).
A clave de Dó é escrita na 1,2,3 e 4 linha. E como dito acima segue o mesmo raciocínio a diferença é a letra do qual é formado ou originado.
A clave nas partituras é 1 coisa representado (na esquerda) e logo depois dela fica o compasso que indica o tempo em que a música seguirá.Um outro fato importante de lembrar é que o compasso é sempre representado por uma fração. 
Depois do compasso finalmente é representado as notas que são representado por uma bola que pode ficar tanto na linha quanto fora quanto dentro.Esse assunto bem complexo e por isso no decorrer dela explicarei com mais calma!! Quaso tenha uma dúvida sintam-se à vontade em perguntar Flws!!!

Um comentário:

  1. Sempre quis aprender a ler partituras, mas é muita matemática pra minha cabeça...

    ResponderExcluir